Pular para o conteúdo

IN_COMUMENTE

Gratidão: como a prática pode mudar seu dia a dia

por Juliana Fidalgo • 01/11/2023

Você sabia que uma das práticas mais simples, fáceis e poderosas é a prática constante da gratidão? 

Ao longo dos anos, estudos e pesquisas focaram seus esforços para compreender, por inteiro, este poder surpreendente que a prática da gratidão apresenta, e os resultados foram realmente benéficos para o corpo, mente e, também, para a vida social das pessoas, afinal, “gentileza gera gentileza” é muito mais que um ditado, é um fato.

A prática da gratidão nos permite sempre lembrar da importância de viver mais o mundo real do que o online para que, assim, possamos experimentar emoções mais positivas, acolhedoras, um melhor sono, saúde e disposição para encarar os desafios do dia a dia. 

Mas, afinal, o que é a gratidão? Como praticá-la? E quais são seus reais benefícios? A seguir, vamos te explicar melhor!

O que é gratidão?

A gratidão é um sentimento de reconhecimento, uma emoção positiva que você sente em relação a um acontecimento, seja ele grande ou pequeno. 

De acordo com o dicionário, gratidão é um reconhecimento por um benefício recebido; agradecimento: dar provas de gratidão.

Quando se pratica constantemente a gratidão, ou seja, o ato de agradecer por uma benção, você passa a responder com sentimentos de bondade e generosidade todas as coisas boas e iluminadas que acontecem com você.

Quais os benefícios da gratidão?

Descobertas da ciência no decorrer das últimas décadas permitiram entender como o ato de “ser grato” pode realmente modificar o dia a dia de uma pessoa. 

Acalmar a mente, estimular o autoconhecimento, uma boa noite de sono, aliviar as angústias, melhorar o humor, fortalecer os relacionamentos e ajudar a manter os hábitos saudáveis, são alguns dos benefícios que a prática constante da gratidão pode trazer. 

 Como praticar a gratidão no dia a dia?

Praticar gratidão não tem segredo! O poder já está nas ações simples do dia a dia que iremos te ensinar a seguir. Confira! 

  1. Diário da gratidão

Antes de dormir ou ao acordar, que tal anotar 5 motivos pelos quais você é grato? Este é um exercício simples, mas super poderoso. O segredo está em praticá-lo todos os dias para que, assim, você consiga absorver todos os benefícios da prática da gratidão.

  1. Realize pequenos atos de gentileza

Pequenos atos de gentileza são extremamente potentes para fortalecer não só sua prática de gratidão, mas também o seu relacionamento com seus amigos, família e vizinhos. Ajudar a segurar a sacola, regar as plantas de um amigo que viajou, dar passagem a algum pedestre… São milhares de gentileza que você pode praticar e fortalecer a gratidão!

  1. Faça elogios 

Quem não gosta de receber um elogio sincero e cheio de amor? Pois então, colocando em prática o ato de elogiar o outro, você estará praticando a gratidão e promovendo um bem-estar para aqueles que receberem suas palavras. 

  1. Valorize o que você já conquistou 

Reservar um momento para olhar para tudo que conquistou— seja coisas grandes ou pequenas— é uma ótima maneira de praticar gratidão, afinal, é sempre bom se lembrar do quanto a sua vida por estar cercada de bençãos que, na correria do dia a dia, esquecemos de nos dar conta. 

anterior
próxima

Agradecemos sua assinatura

Este e-mail foi cadastrado!

Comprar o look

Escolha as opções

Incomum Oficial
Cadastre-se e fique por dentro dos lançamentos, promoções e dicas incomuns para dias ordinários! Primeira vez por aqui? Use o cupom PRIMEIRACOMPRA para ter 5% OFF!
Editar Opções
Back In Stock Notification
this is just a warning
Fazer login
Meu Carrinho
0 Itens

Espere um pouquinho...

Receba desconto na sua primeira compra

5% off

Use o cupom abaixo

PRIMEIRACOMPRA

Continue comprando
Recomendado3